Você sabia que existem mais de 144 milhões de animais no Brasil? Desse número, 55,9 milhões são cães, 40,4 milhões aves canoras e ornamentais, 25,6 milhões gatos, 19,9 milhões peixes ornamentais e 2,5 milhões compõem o grupo de répteis e pequenos mamíferos. Os dados foram trazidos pelo Instituto Pet Brasil.
Sendo o Brasil um dos países com a maior população de Pets do mundo, se faz necessária a identificação e registro desses animais, visto que o documento facilita a identificação do pet em caso de fuga ou roubo. E é nesse cenário que entra o Registro de Títulos e Documentos – 2º Cartório RTD Manaus.
O Registro de Pet é oferecido no 2º Cartório RTD Manaus e visa contribuir no desafio de manter os seus pets em segurança. Desde 2017 os Cartórios RTD estão aptos a emissão de certidão de Registro de Pet.
E se você está se perguntando se o Registro de Pet é fácil e rápido ou se é há muita burocracia… a boa notícia é que para registrar o seu pet é muito simples e não demora.
O tutor do pet deverá apresentar a declaração de guarda, devidamente preenchida no 2º Cartório RTD. Quanto às informações do seu pet, é preciso levar uma foto do animal e, havendo certificado de pedigree, ou outro documento, como carteira de vacinação, também é importante levar.
O Registro de Pet contém informações básicas como dados do tutor, foto no animalzinho, data de nascimento, raça, cor, tamanho e nome e sobrenome do pet. Com esse documento em mãos, a identificação em casos de roubo ou fuga é facilitada. Outro fator importante e que pode acontecer, havendo disputa em casos de guarda do pet, o registro agiliza o processo de tutela, visto que o nome e identificação do tutor estão no Registro de Pet validado em Cartório RTD.
É importante salientar que tanto animais domésticos quanto pets de estimação exóticos podem ser registrados em RTD, desde que os exóticos tenham a documentação validada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).